REFERÊNCIAS

Aos poucos vamos aqui, incluindo referências nossas. Autores, pensadores, blogs, movimentos, ações, estudos que cada um dos que participam do Cidade do Anjo desejam compartilhar com todos e entre todos.

CENTROS DE ESTUDO

O CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS (CES) da Universidade de Coimbra é um Laboratório Associado do MCE, desde 2002, vocacionado para a investigação e formação avançada nas diversas áreas das ciências sociais e humanas. Dirigido desde a sua fundação (1978) por Boaventura de Sousa Santos, o CES conta hoje com 122 investigadores, 48 investigadores associados, 53 investigadores em pós-doutoramento e 64 investigadores juniores. Muitos dos investigadores desenvolvem a sua atividade a tempo inteiro no Centro, combinando os restantes a investigação com a docência (maioritariamente nas Faculdades de Economia, Letras e Ciências e Tecnologias) ou com outras atividades profissionais. Entre o corpo de investigadores do CES encontram-se sociólogos, economistas, juristas, antropólogos, historiadores, especialistas das áreas da educação, da literatura, da cultura e das relações internacionais, geógrafos, arquitetos, engenheiros ou biólogos.

INSTITUTO DE ESTUDOS LATINO-AMERICANOS. É inegável o despertar da mobilização política e da luta social na América Latina. De maneira inédita, tais mudanças exigem a produção de um pensamento próprio, não colonizado, portanto, crítico e original. Descobrimos no Brasil que também somos latino-americanos,ainda que com uma certa inconsistência. Mas isso não impediu que, aos poucos, a universidade brasileira fosse criando núcleos ou fragmentos de reflexão sobre Nuestra América e que sindicatos, partidos políticos e outras organizações também se interessassem por nosso destino comum. A UFSC já reúne talento o bastante e iniciativas de importantes grupos de pesquisadores que se dedicam ao estudo e à transformação da região latino-americana. Precisamente para qualificar este processo foi criado o IELA: INSTITUTO DE ESTUDOS LATINO-AMERICANOS.

NÚCLEO DE PESQUISA REVITALIZANDO CULTURAS: sagrado, ética e comunicação aprofunda a temática antropológico-cultural da unidade e diversidade constitutivas do universo e do humano. Na UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina (Brasil) a criação do Grupo de Pesquisa é um salto qualitativo após uma década como Programa de Extensão. Participou de exposições da ACAFE, projetos do CNPQ, do SBPC, trazendo várias premiações. Criou as Semanas dos Povos Indígenas; o UniDiversidade, coordenou a participação dos Povos Originários do Mercosul no Festival Mundial da Paz em 2006; a criação do CEPIN-Conselho Estadual dos Povos Indígenas; a criação dos Núcleos de Acessibilidade nos campi. Deu visibilidade a estas culturas pela via midiática. Desta forma qualificou a interface Universidade/comunidades de povos originários, pessoas com deficiência, afro-descendentes, açorianos, ítalo-germânicos prestando serviços de mediação para professores e alunos junto a esses públicos-foco.

PENSADORES

307751_3939520684595_836467748_nJACI ROCHA GONÇALVES se graduou em 1973 em Filosofia pela Faculdades Associadas do Ipiranga e, em 1975, em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Desenvolveu seu mestrado em Jornalismo e Comunicação Social pelo Centro Internazionale Studi Opinione Pubblica em 1986 e em Missiologia (Teologia e Culturas) pela Pontifícia Universidade Urbaniana. Em 1997, em Roma, concluiu seu doutorado também em Teologia e Culturas pela mesma Pontifícia Universidade Urbaniana. Atualmente é docente das áreas de Antropologia e Ética da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), coordena Produções Ético-Estéticas Mboraí Marae-y, Tery Marae-y e Jerojy Marae-y, além de Fundador e também coordenar o Núcleo de Pesquisas Revitalizando Culturas.

ENRIQUE DUSSEL nace el 24 de diciembre de 1934, en el pueblo de La Paz, Mendoza, Argentina. Exiliado político desde 1975 en México, hoy ciudadano mexicano, es profesor en el Departamento de Filosofía en la Universidad Autónoma Metropolitana (UAM, Iztapalapa, ciudad de México), y en el Colegio de Filosofía de la Facultad de Filosofía y Letras de la UNAM (Ciudad Universitaria). Licenciado en filosofía (Universidad Nacional de Cuyo, Mendoza, Argentina), doctor en filosofía por la Universidad Complutense de Madrid, doctor en historia en La Sorbonne de Paris y una licencia en teología en Paris y Münster. Ha obtenido doctoradoshonoris causa en Freiburg (Suiza), en la Universidad de San Andrés (La Paz, Bolivia) y en la Universidad de Buenos Aires (Argentina). Fundador con otros del movimiento Filosofía de la Liberación. Trabaja especialmente el campo de la Ética y la Filosofía Política.

BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS é Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Distinguished Legal Scholar da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin-Madison e Global Legal Scholar da Universidade de Warwick. É igualmente Director do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra; Coordenador Científico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa. Dirige actualmente o projecto de investigação ALICE – Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências o mundo, um projeto financiado pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC), um dos mais prestigiados e competitivos financiamentos internacionais para a investigação científica de excelência em espaço europeu.

LEONARDO BOFF (*1938) doutorou-se em teologia pela Universidade de Munique. Foi professor de teologia sistemática e ecumênica com os Franciscanos em Petrópolis e depois professor de ética, filosofia da religião e de ecologia filosófica na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Conta-se entre um dos iniciadores da teologia da libertação. É assessor de movimentos populares. Conhecido como professor e conferencista no pais e no estrangeiro nas áreas de teologia, filosofia, ética, espiritualidade e ecologia. Em 1985 foi condenado a um ano de silêncio obsequioso pelo ex-Santo Ofício, por suas teses no livro Igreja: carisma e poder (Record).

dd41cb18c930753cbecf993f828603dc431PAULO FREIRE foi educador e filósofo. Considerado um dos principais pensadores da história da pedagogia mundial, influenciou o movimento chamado pedagogia crítica. Sua prática didática fundamentava-se na crença de que o estudante assimilaria o objeto de análise fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído. Freire ganhou 41 títulos de doutor honoris causa de universidades como Harvard, Cambridge e Oxford. Foi preso em 1964, exilou-se depois no Chile e percorreu diversos países, sempre levando seu modelo de alfabetização, antes de retornar ao Brasil em 1979, após a publicação da Lei da Anistia (fonte: http://www.onordeste.com).

BLOGS

BLOGUEIRAS NEGRAS “Somos um instrumento de publicação que tem como principal objetivo aumentar visibilidade da produção de blogueiras negras. Somos também uma comunidade bastante diversa em suas opiniões e demandas […]. […] Em nosso primeiro momento, as blogueiras negras foram convidadas a publicar sobre aquilo que mais amam. Éramos uma ideia na cabeça e um endereço wordpress na mão. Passados seis meses de muito aprendizado, nossa proposta continua basicamente a mesma. Com um pequeno detalhe que marca nosso amadurecimento – ratificaremos aquilo que nossas autoras tem feito até aqui, privilegiando o feminismo negro e/ou assuntos que digam respeito à negritude e seus desdobramentos.”

MOVIMENTOS

993434_622157177826685_681057147_nCAPITAL JUVENIL é um movimento jovem. O jovem em movimento. Um movimento com o objetivo de “oferecer ao mundo um mundo diferente”. Acredita que através das diversas formas de expressão, da emancipação do jovem, da busca pela criticidade, é possível realizar uma mudança positiva na sociedade. Atua desde abril de 2010 movido pela crença de que é possível transformar o presente e o futuro de crianças e adolescentes trazendo arte, consciência e inspiração a suas vidas.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s