Contando o tempo com Marina

por Maisa Antunes

Voltávamos do supermercado, e levávamos conosco um rolo de papel-toalha,  cada uma, destes da promoção, que demoravam a acabar. De repente Marina diz: “não compro mais papel-toalha até voltar para o Brasil”. Foi uma afirmação tão precisa, que rimos juntas daquela graça certeira, uma vez que faltavam uns vinte dias para Marina regressar. Depois que Marina regressou, toda vez que eu comprava algo em quantidade pensava: Será que antes do regresso para o Brasil vou precisar mais que esta quantidade? E assim foi a contagem com caixas de fósforo, azeite, sal, etc. Eu contei, contei e não chegou o tempo do regresso.

Marina, esses tempos ando, de novo, contando os dias para regressar. Estou contanto os dias com sabonete, shampoo, tinta de cabelo, e talvez com duas viagens curtas que ainda queria fazer. Sabe Marina, mas não tenho conseguido uma precisão de quantos sabonetes, ou shampoos necessito; nem de quantos chocolates ainda vou precisar para acalmar essa vontade que tenho de estar aí.  Essa contagem do tempo para regressar, agora, despertou em mim um movimento curioso: eu quero ir mais vezes numa praça onde os pombos ficam sempre mudando de lugar, todos juntos, é bonito. Eu quero sair mais vezes na rua e pedir uma informação, como desculpa, só para receber um sorriso. Acho que é o tempo que está me contando agora querida amiga… Marina, mas eu sei que no meu regresso, o tempo me transportará para outro lugar e para outras pessoas, e para eu própria outra pessoa – assim como aconteceu com você, no teu regresso – Isso também é bonito. Querida amiga, obrigada por me amar e por me ensinar a contar com tanta graça e com tanta verdade.

11205525_1060240483997380_2357556696023257071_n

Imagem da Pintura de Laimonas Smergelis

Deixe um comentário

